quarta-feira, 25 de agosto de 2010
ATENÇÃO!!!CLIMA SECO EXIGE CUIDADOS!!!
Se você anda com dificuldade para respirar? Coceira nos olhos e nariz? Sentindo a pele áspera e ressecada? Ou com garganta e céu da boca secos?. Muita calma nesta hora!!! Não precisa sair correndo para um Pronto Socorro!!! E muito menos está tendo crise de pânico ou um ataque de rinite alérgica. Apesar de sintomas parecidos, você está sob os efeitos causados pelo clima seco que atinge a Baixada Santista e outras regiões do Estado de São Paulo.
O clima seco não somente agrava problemas respiratórios como também afeta o sistema imunológico em geral, principalmente em crianças e idosos. É preciso tomar alguns cuidados para amenizar o problema, porque ontem, somente em Santos, foi registrado um dos menores índices de umidade relativa do ar do ano, apenas 18% as 13 horas, segundo medição realizada na Base Aérea. No bairro da Vila Belmiro chegou a 15% por volta das 14 horas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera situação de alerta o índice de umidade relativa do ar na faixa de 12% a 20%. Este fenômeno climático ocorreu após a região receber a ação de encontro de massas de ar com características diferentes: uma seca continental e outra úmida, soprada pelos ventos da costa.
Recomenda-se então o aumento na hidratação das crianças e idosos, bebendo bastante água e sucos, entre oito a dez copos por dia, no mínimo. O uso de hidratante na pele também é sugerido e soro fisiológico para a irritação nos olhos (consulte um médico!).
Caso não tenha um umidificador em casa, e nem queira ou possa comprá-lo, aqui vão algumas dicas de quem já morou no lugar mais quente e seco do mundo (Cuiabá): umidifique o ambiente colocando vários baldes ou bacias com água pela casa; espalhe toalhas de banho úmidas por lugares estratégicos, como cabeceira de cama e por dentro da janela do quarto fechada. Faça isso principalmente à noite, pois facilita a respiração pelo nariz na hora de dormir, que é bastante exigida quando estamos deitados.
Porém, quem ainda mais sofre com os efeitos do clima seco são as pessoas com alergias, bronquite, asma e dermatites.
Conforme post anterior, a situação não vai mudar muito nos próximos dias. Então tome os cuidados que achar necessários. Evite lugares poluídos (empoeirados) e praticar qualquer atividade física ao ar livre, entre 11 e 15 horas, quando o sol está mais forte e, consequentemente, o ar mais seco.
Cuide-se!
Beijo a todos...
Namastê.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Mari muito útil esta matéria de hj, pois dias assim as pessoas que sofrem assim como eu,com rinite, sinusite entre outros problemas do aparelho respiratório poderá tomar os cuidados que vc sitou e assim encarar este clima horrível. Vou tentar tomar estes cuidados.
Bjos e parabéns pelo seu blog tem muita personalidade...bjosssssssss love you S2
Postar um comentário