O dia 11 de setembro entrou para o calendário mundial em 2001, quando uma série de atentados terroristas em solo americano mataram quase 3 mil pessoas. As cenas mais impactantes desta tragédia foram vistas por milhões de pessoas, ao vivo, pela televisão. Passados nove anos, vale lembrar o que aconteceu naquele dia e como este episódio mudou o curso da história americana e mundial.
Chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos onde naquela manhã 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos.
O número total de mortos nos ataques foi 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.
Após várias ameaças de queima de Alcorão em protestos isolados nos EUA, o presidente Barack Obama ressaltou neste sábado que o País não está e nunca estará em guerra contra o Islã.
A declaração foi feita durante cerimônia no Pentágono, próximo a Washington, para lembrar os nove anos dos atentados do 11 de Setembro.
O democrata afirmou que o verdadeiro inimigo é a rede terrorista da al-Qaeda, autora confessa dos atentados.
"Não foi uma religião que nos atacou naquele dia, há nove anos, foi a al-Qaeda", disse, no local onde caiu um dos aviões sequestrados pelos terroristas, matando 184 pessoas.
*Fontes: foto internet, wikipedia, entre outros...
Um comentário:
É ainda me lembro como se fosse ontem esse episódio... Complicado neeh, hj ainda tem muitas versões sobre quem causou esse ataque, se foi mesmo o al-Qaeda, ou se foi como dizem, os illuminati ou maçons. Fatos e documentários ressaltam a participação dos illuminati no episódio, mas não nos resta nada... à não ser acreditar no que a mídia revela...
Postar um comentário