“...e todos gritaram: INDEPENDÊNCIA!!!...”
Fala sério!!! Nunca acreditei nesta versão passada e repassada por gerações nos livros escolares!!! Mas tuuudo bem... Agora não me façam querer acreditar que a independência do nosso País foi conquistada a beira de um riacho com um homem empunhando uma espada e gritando...Ah...Desculpem mas eu não acredito e esta é minha opinião!
Verdade ou mentira! Mito ou não! Lendas a parte, hoje é comemorado oficialmente o Dia da Independência do Brasil! Aff...
Segundo a “historinha” contada, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência, no dia 7 de setembro de 1822, afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.
D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.
Porém poucas mudanças ocorreram após a tal ‘Independência’ pois permaneceram a escravidão, a monarquia e o povo não participava de nenhuma ‘mudança’.
Além do que, relata-se que durante um tempo D.Pedro ainda seguia ordens da corte portuguesa até perceber que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiam que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
D.Pedro permaneceu no Brasil, atendendo aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros, que continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse definitivamente independente dos domínios de Portugal.
Gente este é mais um texto opinativo do que informativo ok?
Caso queiram se aprofundar no tema, pesquisem muuuito e tirem suas próprias conclusões...
É isso...
Boa terça-feira chuvosa a todos...
Namastê.
Um comentário:
eu grito INDEPENDÊNCIA também! rsrs
Postar um comentário