quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MENSTRUAÇÃO NÃO É SAÚDE!!!

PELO MENOS PARA MIM!!!
Saiba que não menstruar é também um novo direito que a ciência conquistou para nós mulheres e não tenha medo de exercê-lo, desde que é claro, sob supervisão médica.
Eu nunca aceitei o fato de sangrar dias a fio todo santo mês seja uma coisa normal, natural e saudável. Muito pelo contrário, sempre odiei!!! Além da anemia, TPM brava, são dias de fluxo intenso...Ahhh....Isso não é normal mesmooo!!! E eu que não pretendo ter filhos? Pra que sofrer todo mês desse jeito? Isso é a saúde da mulher? Fala sério né?! Está mais para doença e carma do sexo feminino. Sei que muitos não concordam comigo, mas vai me desculpar, ou você é homem, ou é uma mulher rara que não sofre com TPM, anemia, e todos os incômodos da menstruação.
Enfim...Fiquei mais tranqüila quando soube não sou a única que pensa assim no mundo!!! Aff...Ufa!!!
Nos anos 90 o médico Elsimar Coutinho, professor de ginecologia da Universidade Federal da Bahia e cientista respeitado internacionalmente, lançou seu livro "Menstruação, a Sangria Inútil", o mundo desabou sobre a cabeça dele. Os médicos entraram em polvorosa e as mulheres também. Afinal, para os doutores, menstruação é um sinal de saúde (ah tá!?) e um termômetro para saber se está indo tudo bem no aparelho reprodutor feminino e para muitas mulheres menstruar é quase uma afirmação de sua feminilidade.
Já para Dr. Elsimar o natural é fecundar o óvulo formado e não expeli-lo, pois significa uma espécie de “mini-aborto”, o que concordo plenamente.
Antigamente acreditava-se que o fato de sangrar, aliviava as mulheres de seus maus estares, por conta disso até existia o diploma de sangrador. Hipócrates foi o primeiro a observar o assunto. A sangria era realizada para aliviar desde dores de cabeça até pneumonias. O sangrador era aquele responsável por saber cortar uma veia. O indivíduo expelia seu sangue para purificá-lo, mas muitas das vezes acabava morrendo por causa da anemia. (um absurdo cá entre nós né?!).
No entanto o Dr. Elsimar ressalta (graças a Deus! Ufa!) que há muitos fatores favoráveis para interrupção do ciclo menstrual. O primeiro fator é a anemia, pois perdemos uma quantidade razoável de sangue cada vez que entramos no período massacrante e não há o que questionar sobre né?!. Por incrível que pareça, 20% das mulheres que menstruam regularmente, padecem pela anemia e eu sou uma delas...afff... Além disso, 40% das mulheres no mundo todo, sofrem em demasia por conta da TPM, também faço parte das estatísticas. E hoje o sofrimento é ainda maior por causa da endometriose.
O médico afirma que, mesmo interrompendo o ciclo menstrual, a mulher não se torna infértil.
O ginecologista indica uma espécie de tratamento trimestral, onde é interrompido o ciclo durante 3 meses, retornando o ciclo e novamente é interrompido por 3 meses.
Hoje, anos depois desse primeiro impacto, muitos ginecologistas já suspendem a menstruação de suas pacientes e muitas mulheres estão convencidas de que se livrarem desse incômodo mensal pode ser uma benção. Eu vou suspender a minha em breve colocando implante subcutâneo!!! Com certezaaaa!!!
Mas nem tudo são flores e ainda há muita polêmica em torno do assunto.
Um dos mais fortes argumentos contrários à suspensão de menstruação através do uso de medicamentos era o de que não se saberia que conseqüências isso poderia trazer à saúde das mulheres, a longo prazo.
Se analisarmos que as mulheres estão tomando pílulas anticoncepcionais há décadas, logo perceberemos que não estamos, de fato, menstruando. Isso porque a menstruação é, por definição, resultado da ovulação e a mulher que faz uso das pílulas não ovula (lembre-se que o outro nome da pílula é exatamente anovolutório) e, portanto, não menstrua. Ela tem, é claro, um sangramento mensal, quando dá aquela pausa entre as cartelas, mas esse sangramento não é menstruação. É apenas sangramento mesmo, por derivação dos hormônios da pílula.
Mas a indústria também colocou no mercado, nos últimos anos, anticoncepcionais que suspendem a menstruação. Pílulas, dius de progesterona e até implantes (que duram 3 a 5 anos) e alguns injetáveis protegem a mulher da  gravidez  indesejada e ainda suspendem a sua menstruação.
Não menstruar é um novo direito das mulheres. As que sofrem horrivelmente com a menstruação, seja porque têm cólicas, inchaços ou aquelas TPMs bravas que as fazem perder a cabeça por qualquer motivo, ou mesmo aquelas que têm endometriose, encontram grande alívio na suspensão de suas menstruações.
Além disso é preciso compreender que a menstruação é um fenômeno da mulher moderna. Dito assim, parece estranho, mas é verdade. Nossas antepassadas raramente menstruavam porque viviam tendo um filho atrás do outro, estavam sempre grávidas e, depois, amamentando. Nós, mulheres modernas, que optamos por ter poucos filhos, menstruamos muito mais que as nossas avós e, por isso, adoecemos mais do que elas, com endometrioses, miomas e outras patologias típicas de quem menstrua demais.
Por isso, se você sofre com a sua menstruação, não hesite em procurar um bom ginecologista que vai achar a melhor maneira de livrá-la desse incômodo, porque felizmente atualmente existem muitas maneiras para não menstruar.
Implante
Como: É um bastãozinho de uns 3 ou 4 cm, com 2 mm de diâmetro, que será inserido debaixo da pele do braço da mulher. Ele contém progestágenos que vão sendo liberados devagar, assim também é ovulação.
Vantagens: Tem duração de 3 a 5 anos, logo a mulher não tem que lembrar de tomar nada todos os dias, ou de ir a uma farmácia uma vez por mês para fazer injeção. A eficácia é muito alta e o retorno à fertilidade é rápido.Desvantagens: Pode haver nervosismo no momento da colocação (é feito sob anestesia e com um cortinho muito pequeno, ele tem só 2 mm de diâmetro lembra?) O fluxo menstrual pode ficar alterado como em qualquer método que utilize apenas progestágenos e não umaa combinação desses com estrogênio. Mas muitas vezes também, ocorre de a mulher parar de menstruar. Pode haver dor de cabeça, náuseas, perda de peso.

2 comentários:

kelly disse...

legal isso né...o que faz a tecnologia não é msm....relamente pra algumas ou quase todas a TPM é uma vilã...bjusss, migaaaa!

ஐ●●קгเรςเlค●●ஐ disse...

Eu concordo plenamente! Mentruar é um SACO!!!