terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Dia dos mortos? E dos vivos?"

Quando criança, dia de finados me intrigava muito?!... Pensava..."Por que tinha dia dos mortos e não dos vivos?". Lógico que tinha minhas próprias 'teorias' infantis das quais não lembro, claro...rs. Mas o tempo passa...e como(rs)...e até hoje não vejo muita lógica em parar um País por causa das pessoas que já se foram. Insensível? Talvez...Prática? Talvez...Apenas acho que quem perde um ente querido não vai lembrar do mesmo somente no dia 2 de novembro, e sim todo o tempo, o tempo todo, acho eu... Enfim...um dia estarei do lado de lá (se é que existe lado de lá? vai saber...) talvez eu comemore este dia. Por enquanto é mais um feriado no Brasil...E haja feriado hein!?
Como sempre... fui pesquisar na internet a razão deste feriado, achei este texto e resolvi blogar a seguir...
'Finado significa o que se finou, findou, acabou, morreu. O culto aos mortos está presente em quase todas as religiões, desde a Pré-história, e tem significados e manifestações muito diferentes nas diferentes culturas.
No Brasil, nesse dia, é costume visitar as sepulturas e levar flores aos mortos. A data é solene, e está ligada à tradição católica. Para lembrar as pessoas queridas, acendem-se velas pelas suas almas e fazem-se orações.
O culto aos mortos foi instituído oficialmente pela Igreja no século 10. No século 13, um decreto do abade de Cluny, que dirigia o maior mosteiro da
Idade Média, decretou que os monges sob sua jurisdição comemorassem o dia dos mortos no dia 2 de novembro.
Assim, ao longo dos séculos, o dia de Finados acabou entrando para o calendário civil em muitos países. No
México, por exemplo, também se comemora o dia dos mortos em 2 de novembro. Lá, esse é um dia de festa, em que se zomba da morte. Acredita-se que, nesse dia, as almas podem visitar seus parentes, e é costume fazer um altar em casa, enfeitado com flores, caveiras de papel machê, oferendas e retratos das pessoas mortas.
Em países de religião budista, como a Tailândia, os mortos são homenageados com uma procissão, com música e desfilas de máscaras, e uma imagem do sagrado Buda. No Japão, faz-se uma oferenda de arroz e algas, para alimentar as almas dos mortos.
Seja com lágrimas ou com risos, homenagear os mortos parece ser uma necessidade universal, uma maneira de reverenciar nossos antepassados e de lembrar que, como eles, nós também somos mortais'.
Ok! Independente de credo, crença, religião, etc e tal, hoje é finados!!!
Curta seu feriado...
Beijo a todos.
Namastê.

Um comentário:

Ida Lenir disse...

Parece que combinamos para escrever, kkkkkkkkkkk beijinhos saudosos
http://diariodeumamulherdespeitada.wordpress.com/2010/11/02/cest-fini/