domingo, 21 de novembro de 2010

Santos lança campanha 'Basta! Diga não à Violência contra a Mulher'

Neste domingo (dia 21) aconteceu um evento para distribuição de material informativo da campanha 'Basta! Diga não à Violência contra a Mulher'. O local escolhido foi a Fonte do Sapo, que fica nos jardins da orla de Santos no bairro da Aparecida. O lançamento da campanha aconteceu no sábado (dia 20), na Ponta da Praia, e contou com a presença da coordenadora de Políticas para Mulher de Santos e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante toda a semana, acontecerão atividades que visam divulgar a Lei Maria da Penha e sensibilizar a sociedade, chamando a atenção para o problema, que atinge mulheres de todas as classes sociais. A programação segue até o próximo sábado, com encerramento no Mercado Municipal.
Na quinta-feira (dia 25), para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a 6ª turma do curso de Moda da Universidade Santa Cecília (Unisanta) fará desfile com o tema "Pagu - Sai da Tua Prisão". O evento será no pátio do Bloco E da universidade (entradas do estacionamento da Avenida Conselheiro Nébias, 649, e da Rua Cesário Mota, 8).
O Basta! foi escolhido como tema para que se de um basta na violência contra a mulher. E também um basta de 'não vou me calar mais quando eu apanhar e eu tenho meus direitos'.
Segundo a coordenadora de Políticas para Mulher de Santos, o número de denúncias de violência dessa natureza varia de três a dez por dia, na Baixada Santista. Porém ressalta que houve um aumento de 40% nas denúncias de agressão na região, de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
No País inteiro, neste mesmo período, o número de denúncias de violência contra a mulher, feitas à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), cresceu 123%, chegando a 550 mil. Esta campanha tem como objetivo também fazer com que as mulheres se conscientizem mais de seus direitos e que haja uma mudança na cultura dos homens.
O secretário de Defesa da Cidadania de Santos destacou a importância da farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima da violência do marido e, após ficar tetraplégica, lutou pela criação de uma legislação que protegesse as mulheres da violência doméstica. Disse ainda que "o homem tem um diferencial em relação aos animais, que é a capacidade de resolver conflitos, sem violência".
Será? Tomara...Então...BASTA!
Beijo a todos.
Namastê.

Nenhum comentário: