terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Verão entra em vigor hoje!!!

Começa hoje exatamente 21h38 (horário de Brasília) o verão.
A estação do ano de sol, praia, calor e também de temporais, principalmente na Região Sudeste. 
A expectativa, segundo metereologista do Instituto Climatempo, é de um verão muito diferente do anterior. A começar pela atual influência do fenômeno La Niña (resfriamento anormal das águas do Pacífico Equatorial), contrário ao El Niño (aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial), que estava influenciando no verão passado.
De acordo com meteorologia, em janeiro de 2010 choveu acima da média na maior parte da Região Sul e de São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no centro-leste de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. "Em compensação, choveu pouco no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal e no sul e no oeste da Bahia". Para este ano, a previsão para janeiro e também para os meses de fevereiro e março é um pouco diferente. A chuva estará presente nos próximos meses na maior parte do Brasil.
O  problema é que muitas vezes a chuva ocorrerá de forma concentrada e contínua, provocando enchentes e deslizamentos. As pancadas podem vir acompanhadas de raios e granizo. São as chamadas “chuvas de verão”. Assim, as áreas de risco, principalmente do Sudeste, devem sempre estar atentas aos alertas da Defesa Civil.
Neste verão, há previsão de grandes volumes de chuva em todas as áreas do Sudeste, principalmente nos meses de janeiro e de fevereiro. Em março o tempo fica mais seco a partir da segunda quinzena do mês, e ainda vai fazer bastante calor.
O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) na Baixada Santista se estenderá até 30 de abril. O objetivo é prevenir acidentes e redobrar a atenção em áreas de risco, especialmente nos morros. Segundo a Defesa Civil de Santos, o mês de janeiro, que costuma ser o mais chuvoso do verão, promete um índice pluviométrico dentro da média histórica, com base nos últimos 20 anos: 314 mm.  A mudança no tempo está associada ao fenômeno La Niña (resfriamento da água do Oceano Pacífico). Em janeiro último, sob o fenômeno El Niño, a média foi de 640 mm.
Em épocas de chuva, os moradores devem observar a presença de trincas nas paredes e no solo, principalmente perto de encostas. Nas casas de madeira, a atenção fica por conta de portas e janelas que não fecham. Também é preciso ficar atento a valas com água barrenta, trincas ou rachaduras em pisos e muros. Em caso de perigo, é recomendado deixar a moradia e levar somente os documentos.

*Fonte: A Tribuna on line.

2 comentários:

Ida Lenir disse...

Nossa Mari, demoraste a escrever, mas agora postaste um montão. Tudo ao sabor de verão.
Por aqui, como é verão o ano inteiiiiiiiiiiiiiiiro, a gente pede que refresque um pouco.
E vc, já animada, para o bronze?
beijinhos

Mari disse...

Miga,
tô blogando um post por dia...
A Cidade aqui tá um caos de tão cheia...aff...
Qto a bronze, fiz brozeamento a jato mas já tá saindo...
Praia? O corpo tá pronto!!! Os protetores solares comprados!!! Esteira e biquinis comprados...Agora só falta o tempo ajudar...pq faz sol uma vez por semana e chove todo santo dia.
Mas não pense q tá fresquinho aqui não...Qto mais chove mais abafado fica...aff...
Espero q esteja tudo ok por aí...
Cuide-se bem sempre...
Bjs...
Inté.