quinta-feira, 21 de junho de 2012

INSTITUTO ARTE NO DIQUE INAUGURA SEDE DEFINITIVA NA ZN!!!

Texto: Marcio Bernardino
O Espaço Mais Cultura ‘Escola Popular de Arte e Cultura Plínio Marcos’,com investimento de R$ 1,8 milhão do Ministério da Cultura, será inaugurado nopróximo dia 30, dentro da favela de palafitas Dique da Vila Gilda, em Santos.
No próximo dia 30, às 11h30, o Espaço Mais Cultura ‘Escola Popular de Arte eCultura Plínio Marcos’, sede definitiva do Instituto Arte no Dique, seráinaugurado na Zona Noroeste de Santos. Para a cerimônia de abertura sãoaguardados o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz; oprefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa; diretores do Grupo Libra,mantenedor da entidade há dez anos, e do Instituto Nextel, parceiro da Oscip(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) santista; além deautoridades municipais e estaduais. Após a solenidade de abertura haverá amplaprogramação artística com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nasoficinas culturais do Instituto.
A construção da Escola Popular de Arte e Cultura Plínio Marcos foi iniciada noprimeiro semestre de 2011, em terreno localizado no Caminho São Sebastião -dentro da favela de palafitas Dique da Vila Gilda, uma das áreas de maiorvulnerabilidade social do Estado de São Paulo -, e tem valor total de R$ 1,8milhão, repassado pelo Ministério da Cultura à Cohab Santista, no âmbito doPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC Dique da Vila Gilda), durante asgestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira. Trata-se do único EspaçoMais Cultura do País destinado a uma organização não-governamental. 
O prédio, com obra executada pela empresa Engeterpa, vencedora de processolicitatório, e cujo projeto arquitetônico foi selecionado para a IX Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no ano passado, tem 690 m2 de áreaconstruída, três andares e é equipado com sala de dança, biblioteca, estúdio de música para ensaios e gravações, laboratório de foto, ateliês, sala Cine Mais Cultura Sérgio Mamberti, além do Espaço Cibernético Gilberto Gil, que ofereceum rico acervo de audiovisual a seus frequentadores.
“Com a conclusão do prédio, ampliaremos nossas oficinas. Passaremos a atender o dobro de pessoas, de todas as idades, com nossos cursos gratuitos. Teremos cerca de 600 alunos do Dique da Vila Gilda e imediações. Nosso objetivo é levara cultura, no sentido mais amplo da palavra, para quem vive em situação de risco social. Proporcionaremos a mudança para os alunos e para a população doDique, que também passará a ter acesso a shows de artistas de renome, que traremos para apresentações na escola, e a eventos culturais diversos”, explicaJosé Virgílio Leal de Figueiredo, presidente e fundador do Arte no Dique.
Wagner Biasoli, presidente da Libra Terminais, também comenta o trabalho que vem sendo desenvolvido. “O projeto Arte no Dique é um destaque dentre os diversos projetos sociais que o Grupo Libra apóia na comunidade de Santos e em outras cidades no Brasil. Mais do que orgulho do projeto, temos a certeza de estar no caminhocerto reafirmando nossa visão do Bom Crescimento: crescer promovendo o crescimento de todos que se relacionam conosco, valorizando o meio ambiente, avida, as pessoas e a sociedade”.
Parceria com o Instituto Nextel 
A proposta da Oscip santista atrai a atenção de empresas socialmenteresponsáveis. Além Libra Terminais, que é a mantenedora do Instituto há dezanos, o Instituto Nextel, ONG voltada para capacitação de jovens em situação derisco social, anuncia parceria com o Arte no Dique para a inauguração de suasétima unidade no Brasil, que irá operar dentro da Escola Popular de Arte eCultura Plínio Marcos. 
Com a união, 60 jovens, de 16 a 24 anos, passam a ter um espaço dedicado à educação, equipado com laboratório de informática, sala de aula, biblioteca e área de convivência. As aulas começam no dia 1º de agosto, nos períodos damanhã e da tarde.
“A parceria do Instituto Nextel com o Arte no Dique é importante por ressaltar nossa proposta multidisciplinar por meio da oferta de educação e cultura aos jovens. O programa Conexão Direta com o Futuro passa a contar com aulas demúsica, além das outras disciplinas já existentes, como português, matemática, telemarketing e informática. O conteúdo musical aliado às atividades de expressão corporal, estimula nos alunos a sociabilidade, a disciplina e adedicação, características fundamentais no ambiente corporativo”, afirma Wandreza Ferreira, gerente de Responsabilidade Social da Nextel.
Vale ressaltar que o Instituto Arte no Dique também conta com o apoio do Governo doEstado de São Paulo, Governo da Bahia, Cohab santista, Santos Futebol Clube,Sesc e Sesi-Santos, além de empresas como Usiminas, Vedacit e Anglo American.
Informações sobre a matrícula nos cursos podem ser obtidas pelo tel. 3209-9464.

Nenhum comentário: